Ideias práticas sobre como organizar uma Igreja – Parte 2

junho 23, 2017

“Mas a Minha Igreja é muito Pequena”

Alguns argumentam: “Mas a minha igreja é muito pequena, não temos suficientes membros para instituir a verdadeira ordem evangélica.” Durante o seu ministério, Paulo foi cuidadoso em organizar até mesmo os pequenos grupos de crentes: “Aqueles que, em qualquer lugar, eram por seus labores levados a aceitar a Cristo como o Salvador, eram, a seu devido tempo, organizados em igreja. Ainda quando os crentes eram poucos era isto feito. Os cristãos eram desta maneira ensinados a se ajudarem mutuamente, recordando a promessa: ‘Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles.’ Mat. 18:20.” Atos dos Apóstolos, págs. 185-186.

Que Podem Fazer as Igrejas Pequenas Para Apoiarem as Missões?

Em Obreiros Evangélicos, págs.466-467, é nos dito que várias igrejas pequenas podem-se reunir para sustentar um missionário no estrangeiro. Porque não se unem duas ou três igrejas pequenas no lar para sustentar a um ministro? Recordam-se da viúva e das suas duas dracmas? Ela pensava que a sua contribuição era pequena e insignificante mas, quantos, tendo ouvido a sua história têm sido movidos a dar a sua pequena porção? É possível que a sua igreja não possa sustentar a um missionário estrangeiro, mas é nos dito que vocês podem unir-se com outra igreja e apoiar o campo local ou estrangeiro.

Um Requerimento Importante

Falando acerca dos judeus e dos cristãos atualmente, Ellen White disse: “A ordem e a prosperidade da igreja dependiam da boa ordem e da completa disciplina das famílias…. Essas ordens que Deus deu aos judeus com tanta solenidade, repousam com a mesma autoridade sobre os pais cristãos.” Testimonies, vol. 3, pág. 294.

Com o propósito de termos igrejas disciplinadas e organizadas, devemos ter lares ordenados e famílias obedientes, e isto não ocorre da noite para o dia. Devemos diariamente humilhar-nos perante o trono da graça, rogando a Deus por um novo coração, por sabedoria para tratarmos com os nossos filhos de uma forma firme mas amorosa, e por um sentimento de completa dependência d’Ele. Ao aprendermos o segredo de como termos uma família feliz e disciplinada, e um lar ordenado, aprenderemos a ter igrejas felizes e organizadas. Isso requer muito esforço, planificação e oração. Atualmente, Deus desejaria que estudássemos – para que estejamos bem despertos acerca dos tempos em que vivemos. Somos exortados a estarmos em harmonia. Possivelmente não é fácil. Uma pessoa que perdeu o seu trabalho por causa da observância do sábado não diria que o guardar o dia de repouso seja algo fácil de fazer. Mas semana após semana, tornar-se-á mais fácil e mais natural. O mesmo acontece com a ordem na igreja. Possivelmente no princípio será difícil e complicado, mas, se persistirmos, Deus prometeu-nos a Sua bênção.

“Escolhei hoje a quem haveis de servir;… Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15

Diáconos – Qualificações

Reverente

Não amante do vinho

Não cobiçoso por dinheiro

Possuidor de uma boa consciência

Um cristão de experiência

Se está casado, envolvido somente numa relação monograma.

Que governe bem a sua casa.

Possuidor de um juízo sereno e discreto.

Capaz de tratar com problemas difíceis tais como a murmuração e os ciúmes.

Diáconos – Deveres

Atender aos interesses financeiros gerais da igreja.

Assegurar-se de que um dízimo fiel seja levado à tesouraria (Testemunhos Para Ministros, pág. 305).

O cuidado das necessidades individuais das viúvas, dos órfãos e dos pobres piedosos.

Ensinar a fé (Exemplo: Estevão).

Levar assuntos difíceis à atenção do ministro ou dos anciãos.

Anciãos – Qualificações

Irrepreensível

Convertido

Fervoroso

Elevado

Enobrecido

Compassivo

Hospitaleiro

Refinado

Sóbrio

Solícito

Generoso

Vigilante

Pronto para escutar

Disposto a aprender

Temperante

De boa reputação

Competente

Apto para apresentar temas bíblicos

Familiarizado com as Escrituras

Cheio de zelo

Tendo a sua casa em sujeição

Apto para ensinar aos membros de igreja a serem obreiros

Possuidor de um bom juízo

Se está casado, envolvido somente numa relação monograma

Um cristão de experiência (Ver 1Tm 3; Testimonies, vol. 4, págs. 406-407; Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 260-262).

Anciãos – Deveres

Trabalhar fervorosamente e de forma pessoal pelas almas, dentro e for a da igreja

Educar os membros da igreja acerca de como trabalhar pelas almas

Prover os membros de igreja de trabalho na vinha do Senhor