Como responder quando um membro deixa a igreja

junho 30, 2017

Por Thom S. Rainer

Todo pastor conhece o sentimento. A notícia pode ter sido feita via e-mail, telefone ou conversa de segunda mão. Em alguns casos, a pessoa ou as próprias pessoas lhe disseram cara a cara. Eles estão saindo de sua igreja. Eles podem já ter outra igreja para participar, ou eles podem estar apenas começando o processo de busca.

Mas sua decisão é irrevogável. É final. Você não pode persuadi-los de outra forma.

Você sente que foi chutado no intestino. Você tenta dizer-se para não tomar isso pessoalmente, mas você faz o mesmo. Você não entende. Você está ferido. Muitas vezes você está cego por suas decisões.

Não posso mudar a realidade de que a maioria dos pastores experimentará o êxodo dos membros da igreja. Não posso prometer que você terá um novo estado emocional. Mas rezo para que os cinco passos que ofereço ajudem a lidar melhor com este assunto.

Ore imediatamente quando ouvir sobre a decisão. O Deus que servimos é o Deus de todo o conforto. Ele é o Deus de toda a sabedoria. Ele conhece nossas feridas e preocupações, mesmo antes de as expressar. Antes de fazer qualquer outra coisa, ore.
Fale com os exitadores membros da igreja. Se eles estiverem dispostos, conversem com aqueles que estão saindo de sua igreja. Ouça mais do que falar. Não seja defensivo. Algumas das palavras que dizem podem trazer-lhe dor, mas permitam-lhes falar e ventilar, se necessário. Antes que a conversa termine, diga-lhes que os abençoará em sua nova igreja. Tenha oração com eles, uma oração sincera pelo melhor de Deus para eles.
Aceite sua decisão. Às vezes, é difícil aceitar que nem todos os membros da igreja concordam com nossa liderança e o ministério da nossa igreja. Mas não há pastor, passado ou presente, que fará todos os membros felizes. Por mais difícil que seja aceitar, alguns membros da igreja realmente irão melhor em liderança diferente da sua.
Faça as correções, se necessário. Quando eu era pastor, eu ouvi sair dos membros da igreja me dizer por que eles estavam saindo. Era quase sempre doloroso, mas muitas vezes era útil. Pedi a Deus que me ajudasse a não ser defensivo e a me ajudar a ouvir atentamente qualquer área onde eu pudesse fazer correções. Você sabe o que? Às vezes eu aprendi que eu poderia realmente melhorar as áreas do meu ministério e da vida. Eu me tornei uma pessoa melhor e um pastor melhor como conseqüência.

Escreva uma boa carta sobre os membros que estão saindo. Quando consegui fazê-lo em boa consciência, escrevi uma carta sobre os membros exitadores e entreguei-lhes para dar ao próximo pastor. Aqui está uma parte de uma de minhas cartas escritas há muitos anos atrás: Caro pastor. John e Mary Smith escolheram se juntar à sua igreja. Posso ser direto? Sua igreja será incrivelmente abençoada por sua presença e ministério. Nossa igreja era. Estou sofrendo por sua partida, mas eles explicaram seus motivos e eu os aceito. Na verdade, eu planejo fazer algumas mudanças como resultado de nossas conversas juntas. Você ficará surpreso com o quanto Deus usa os dois na sua igreja. John e Mary são duas das melhores e mais sagradas pessoas que conheço. Que Deus abençoe você e eles enquanto cresce em Cristo juntos através do ministério da ABC Church.

O ministério pastoral tem grandes desafios, e a saída dos membros da igreja certamente está entre esses desafios. Mas você pode transformar uma situação difícil em uma benção se sua partida for bem tratada. E você pode aprender algumas lições para evitar que outros se afastem no futuro.