Como fazer ata de igreja

julho 14, 2017

Ata de igreja é o tipo de documento que serve para registrar de uma forma resumida e bem clara qualquer ocorrência, deliberação, decisão obtida através de reuniões, assembleia ou resolução.

Nos métodos mais antigos, o portador da ata de igreja eram os livros, cadernos grandes com capa preta. Nos dias atuais as atas são criadas de diversas formas digitais, sendo redigidas manualmente ou através de sistemas específico para isso, podendo ser impressas e arquivadas em pasta ou guardar as informações no próprio sistema.

Um detalhe importantíssimo é que a ata não pode ser rasurada de nenhuma forma e também não pode haver nenhuma alteração posterior à data em que foi registrada.

Veja como guardar com segurança os arquivos digitais da Igreja.

O que é ata de igreja?

Ata de igreja é um documento inalterável que deve ser preenchido em todas as reuniões realizadas pela sua congregação.

Não existe um tema específico em que deve-se preencher a ata de igreja, se possível for preencha-a sempre que houver alguma reunião, seja ela de membros, dos líderes do ministério, da tesouraria, do grupo jovem, do grupo das crianças e de todos os outros setores da igreja.

A ata é uma forma segura de se registrar tudo o que foi dito e combinado nas reuniões, evitando assim desentendimentos e má interpretações do que foi redigido.
Como fazer da ata de igreja

Iremos agora dar algumas dicas de como fazer ata para igreja, elas são necessárias e indispensáveis para qualquer ata que sua igreja possua, seja ata de reunião ou registro de estatuto da sua igreja. Faça a ata de forma que ela possua margem em ambos os lados da folha (caso seja escrita de forma digital, insira as margens utilizando o programa da sua igreja).
Não deixe espaçamento entre as linhas da página (criando parágrafos), a ata deve ser redigida sem espaços entre as linhas e não pode ocupar totalmente a linha de forma a ultrapassar a margem.
Não utilize abreviações nas palavras ou expressões.
Escreva os números sempre por extenso e jamais em numerais. Exemplo: dois mil e dezessete
Escreva muito atentamente na ata, ela não pode ser rasurada e nem emendada (exceto para plataforma digital que pode ser alterado enquanto se está redigindo).
Se alguma palavra escrita for grande demais de modo que não caiba na linha em que está sendo escrita, deve-se utilizar do hífen ( – ) e então terminar a palavra na linha seguinte.
Se estiver utilizando um sistema ou programa de computador, certifique-se de salvar o registro da ata de forma que ela não possa ser alterada (Salvar em PDF é uma dessas formas).
Caso seja necessário registrar opiniões das pessoas, utilize elocuções para registrá-las.

Sempre escreva no pretérito perfeito do indicativo.

Se o escrivão por algum acaso cometer um erro na escrita da ata, deve ser utilizado o método de partícula retificativa inserindo a palavra “digo” para correção. Exemplo: “No ano de dois mil e dezesseis, digo dois mil e dezessete”

Caso seja descoberto um erro na ata da igreja após ele ter sido redigido, é necessário utilizar a expressão “em tempo” para retificar o erro escrito. Exemplo: “Em tempo: onde se lê dois mil e dezesseis, leia-se dois mil e dezessete ”
Partes que deve constar na ata de igreja

• Algumas informações são essenciais para todas as atas de igreja registradas:  Data em que ocorreu a reunião registrada na ata de igreja.
  • Horário em que foi iniciado.
  • Local em que houve a reunião, deve ser escrito o logradouro completo (nome da rua, número, bairro e estado)
  • Objetivo da reunião, se for para melhorar a administração da tesouraria, ajudar o ministério de missões e etc.
  • Nome do presidente da reunião e de seu primeiro secretário.
  • Caso seja um grupo pequeno de pessoas, deve-se escrever o nome de todas essas pessoas na lista de presença da ata.
  • Se for uma quantidade muito grande, escrever-se-á apenas a quantidade de pessoas presentes.
  • Relato completo do assuntos tratados na reunião e suas conclusões.
  • Encerramento da reunião com horário de término escrito.
  • Assinatura de todos os presentes na reunião (caso muitas pessoas estejam presentes, podem ser recolhidas duas ou três assinaturas para constar na ata).

Um detalhe muito importante sobre a assinatura dos presentes na reunião é que dependendo da forma como for administrada a sua congregação, apenas o pastor e seu primeiro secretário (Entenda a função da secretaria da igreja) podem assinar a ata de presença, mas somente após todos os presentes assinarem uma outra lista de presença que deverá ser anexada a ata de igreja.

Fonte: serdivino