Os 3 mais importantes sistemas da Igreja

setembro 04, 2017

Aqui estão muitos sistemas em igrejas de todos os tamanhos, localização e estilo; A maioria é confirmada por necessidade, mas alguns são adotados porque foram vistos no trabalho em outras igrejas. Embora a lista dos sistemas da igreja possa ser exaustiva, eu vim defini-los em três categorias distintas mas importantes. Há, é claro, muitos, muitos subsistemas dentro dessas amplas categorias, mas acredito que cada um deles seja de vital importância para criar, manter e exportar uma cultura saudável.

O diagrama acima e acima da direita ilustra o seguinte:

Right Fit + Right Systems = Resultados Consistentes

Right Fit + Wrong Systems = frustração

Wrong Fit + Right Systems = Resultados inconsistentesWrong Fit + Wrong Systems = Poor Outcomes

Eu acredito que é possível “ajustar corretamente” a cada pessoa. Como meu bom amigo pastor Brad Stahl (pastor voluntário na Igreja Gateway) diz: “Todo mundo é um ’10’ em algum lugar!”. O ajuste certo com os sistemas certos é sempre o objetivo.

Sistema de Responsabilidade Relacional

Depois de passar cerca de 50 pessoas que você conhece bem, é difícil manter o resto das pessoas na sua esfera de influência. Então, em essência, qualquer igreja local com mais de 50 pessoas é, para todos os efeitos, uma mega igreja (que geralmente é associada a ser “muito grande” para muitos). Hoje, muitas igrejas adotaram alguma forma de um banco de dados eletrônico para acompanhar os participantes (alguns ainda acompanham a adesão – mas se eles são membros, eles não estão atendendo e servindo? Por que contar com a adesão?). A funcionalidade de um “Rolodex” eletrônico é útil, mas, finalmente, insuficiente.

É claro que muitas empresas perceberam isso, portanto, a infinidade de ofertas de software de gerenciamento de igrejas para igrejas de todos os tamanhos. Cada uma dessas soluções de software construiu sua ferramenta a partir de seus próprios preconceitos e compreensão de como eles “fazem o ministério”. Como resultado, enquanto muitos oferecem recursos semelhantes, a realidade é que a forma como o software funciona é, em última instância, orientada para uma maneira de fazer o ministério. Se você seguir esta rota (e eu recomendo que você faça), verifique se o software que você escolhe valoriza o que você valoriza e funciona ao longo de como sua igreja faz o ministério do dia-a-dia. Uma nota rápida: não há uma única plataforma que esteja fazendo tudo muito bem, então você está simplesmente escolhendo aquele que se encaixa> 80% de suas necessidades de responsabilidade relacional.

Sistema de Manejo

As finanças da igreja são obviamente importantes, mas entendi que as finanças são parte de ser um bom administrador. Como tal, acredito que a administração engloba uma mentalidade diferente da que normalmente é encontrada no típico escritório financeiro da igreja.

“Ser um mordomo é definido como a responsabilidade de cuidar de algo pertencente a outra pessoa”.

De pastorear bem as pessoas para gerenciar com sabedoria as finanças para designar recursos efetivamente, um sistema de administração envolve uma abordagem holística. O líder que supervisiona este sistema é generoso e sábio e gerencia este sistema (e sub-sistemas) através do filtro de ser um bom administrador, mais do que garantir a conta a receber e as contas a pagar estão atualizadas. Os líderes da igreja são encarregados de muito, tanto é necessário. Lucas 12:48 diz: “De todos os que receberam muito, muito será exigido; e daquele que foi confiado com muito, muito mais será perguntado. “A mudança fundamental de liderar a partir deste paradigma altera as coisas.

Sistema de Comunicações

É interessante para mim a tanta ênfase que a grande maioria das igrejas colocam em ter um evento, promoção ou necessidade compartilhada da plataforma nos fins de semana. Os anúncios têm seu lugar, mas a verdade é que, no momento em que algo faz com que os anúncios do pastor sênior (o que deveria ser muito poucas coisas), o público deveria ter tido a oportunidade de ouvir sobre isso de pelo menos outros cinco métodos . Eu não acho que igrejas suficientes estão pensando em suas comunicações externas o suficiente. O e-mail (e-mails de grupos de massa, bem como campanhas demográficas específicas), impressos, sites, mídias sociais, boca-a-boca, publicidade, promoção de grupos e similares são todos os caminhos que devem ser estrategicamente coordenados (calendários editoriais, qualquer um?).

“Uma excelente comunicação garante que a mensagem certa esteja chegando às pessoas certas do jeito certo no momento certo”.

Além das comunicações externas, as igrejas precisam também envolver o mesmo esforço em comunicações internas. Francamente, em igrejas ainda menores, a proverbial mão esquerda muitas vezes não sabe o que a mão direita está fazendo. Como resultado, as pessoas e os detalhes do projeto geralmente caem nas rachaduras.

Em ambos os casos, um sistema de comunicações unificadas é menos sobre uma (s) ferramenta (s) específica (s) e mais sobre a definição de uma forma saudável de comunicação efetiva.

Fonte: igrejacentral