Publicar fotos da igreja na web – Você precisa de permissão?

dezembro 15, 2018

Uma das melhores coisas que uma igreja pode fazer para animar as pessoas sobre o que está acontecendo é compartilhar histórias em suas redes sociais e site. Há muitas maneiras pelas quais uma igreja pode contar histórias; fazer isso on-line geralmente envolve compartilhar imagens. Após a divulgação de um grande evento, você deseja compartilhar fotos e vídeos do que aconteceu. No website da sua igreja, você quer dar aos visitantes em potencial uma visão interna do que acontece na vida de sua igreja e do que seus convidados podem esperar quando decidirem visitar um culto de domingo. Essas são ótimas coisas e, se você ainda não está compartilhando histórias por meio de imagens e vídeos on-line, incentivo a considerar a implementação dessas ideias. Mas compartilhar fotos de igrejas on-line também significa que precisamos conversar sobre privacidade, expectativas e boas práticas.

Claro que não somos advogados e a também não estamos em condições de oferecer aconselhamento jurídico. Para isto, incentivamos a sua igreja a procurar um advogado especializado em lei de mídia. No entanto, vamos apresentar alguns pontos básicos sobre este assunto.

IMAGENS COM CRIANÇAS

Se você estiver tirando fotos, seja em um evento especial ou como parte das programações regulares de fim de semana, as crianças provavelmente estão participando. Isso significa que, muitas vezes, especialmente se você está tentando mostrar a vida da igreja, as crianças devem fazer parte de sua estratégia de fotografia. Os visitantes adoram ver que há jovens famílias envolvidas em sua igreja. As pessoas querem ver rostos sorridentes de crianças aprendendo e se divertindo.

Se você pretende tirar fotos de menores de 18 anos, inclua um formulário de consentimento. Isso poderia fazer parte do formulário de consentimento para os pais que deixam seus filhos no berçário ou de um contrato único especial para eventos especiais. A ideia aqui é educar e informar aos pais e responsáveis que as fotos serão tiradas e que sua igreja pode usar essas fotos para publicidade adicional, seja online ou offline.

Sua igreja também deve ter um plano, especialmente aos domingos, para poder identificar rapidamente as crianças que não podem ser fotografadas. É claro que você não quer se concentrar nas crianças que não podem tirar fotos, mas os fotógrafos precisam saber exatamente quais rostos podem ou não aparecer nas fotos. Isso pode ser algo tão fácil quanto um símbolo no crachá da criança.

TIRANDO FOTOS NO DOMINGO

Se você quiser exibir imagens de qualidade em sua mídia social, website ou em materiais impressos, precisará de fotos do que acontece no culto de domingo. Isso ajuda as pessoas a terem uma ideia do que podem realmente esperar quando entram pela primeira vez nas portas da sua igreja; afinal, as imagens falam mais alto que as palavras.

Seu prédio da igreja é um local privado, mesmo se você estiver oferecendo um evento ou serviço público (incluindo eventos especiais, como uma ação social). Isso significa que você precisa notificar ativamente as pessoas presentes que sua foto pode ser tirada e pode ser usada para promoção. Um aviso como esse pode parecer um sinal nas entradas do prédio, um slide no projetor antes do início do culto ou uma pequena sinopse no boletim.

FOTOS EM EVENTOS ESPECIAIS

Se a sua igreja estiver realizando um evento público em seu prédio, as mesmas regras se aplicam à seção acima. No entanto, se você estiver realizando um evento em que o público é convidado e você está em propriedade pública, é muito mais fácil tirar fotos de pessoas. No entanto, recomendamos que você use uma mistura das duas sugestões acima. Notifique as pessoas que as fotos estão sendo tiradas. E, especialmente para eventos de divulgação, um formulário de autorização de imagem pode fazer parte do formulário de registro – além disso, os formulários de registro ajudam você a acompanhar seus convidados.

CONCLUSÃO

Sempre que sua igreja está fazendo algo empolgante (e sempre é), esses são ótimos momentos para ajudar a criar impulso e entusiasmo no que acontece em sua igreja. Compartilhar histórias através de imagens é um grande investimento de tempo e energia. Postar imagens on-line ou impressas é uma ótima maneira de lembrar as pessoas sobre o que está acontecendo na sua igreja e o que está acontecendo no exato momento. Mas quando lidamos com a imagem pessoal de uma pessoa, devemos ser proativos, claros e informativos.

• ALCEIR PEREIRA DA SILVA 9 meses ago

muito bom o artigo
    muito esclarecedor
    obrigado